Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Idade para entrar no ensino fundamental - 6 anos

O conselho nacional de educação decidiu, ontem, fixar os 6 anos como idade mínima para as crianças no Brasil serem matriculadas no ensino fundamental - 1º ano, antiga classe de alfabetização. O argumento é baseado na cognição e maturidade das crianças.
Na Globo, que foi onde ouvi a notícia, o Alexandre Garcia chamava a atenção para o fato de que a América Latina tem 15 prêmios Nobel, sendo metade só na Argentina, mas nenhum no Brasil, e que essa decisão é um incentivo à mediocridade. Concordo grandemente com isso.

Eu aprendi a ler em casa, aos 5 anos - e não se deve esquecer que a minha mãe é analfabeta. Meus dois primeiros filhos foram para a escola - particular - cedo e aprenderam a ler, respectivamente, aos 6 e aos 5 anos. Meu pequeno não pude por na escola particular, mas o ensinamos a ler em casa, dentro dos seis anos, porque a escola pública não começa a alfabetizar no 1º ano. Como eles tem até o final do ciclo para alfabetizar, 3 anos, começam a ensinar em agosto do 3º ano.

Assim como o jornalista, fico me perguntando o que pretende o governo com isso. As crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a uma série de conteúdos, hábitos, programas, enfim... inadequadas à sua idade, e o que se busca limitar é o aprendizado escolar?

Ontem mesmo eu estava lendo um artigo do Alilderson (de Jesus, revista ABRIL/UFF 2010), em que ele escreveu: "Uma civilização barulhenta que silencia apenas para não se manifestar sobre as atrocidades que promove." Seu artigo era a partir de O Grito - de Luis Miguel Nava. Sua afirmação, com a qual concordo também grandemente, me lembra aquela história da carroça que, quanto mais vazia mais barulhenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário