Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sábado, 24 de setembro de 2011

Há coisas que nem comentarei.

Como, por exemplo, o "Rock" in Rio..., bem como as notícias de problemas na infraestrutura (que deveria ter sido)providenciada em torno do evento, como transportes e segurança; ou a entrada de um Pastor, o Waguinho, para ser candidato à prefeitura de Nova Iguaçu pelo PC do B...

Sendo eu uma aluna de Camões e Jorge de Sena nas aulas de Luis Maffei, neste ano do Senhor de 2011, não posso deixar de olhar em volta e o que vejo me preocupa sobremaneira. Se estou na rua, vejo sujeira, mendigos falsos e verdadeiros (e, com sinceridade, não sei o que me apavora mais); por outro lado vejo mulheres disputando espaço com as profissionais do sexo, em termo de indumentária somente, porque as putas se dão muito mais valor.

Essa semana, no entanto, dois ataques a professoras - o que pode ser muito corriqueiro para alguns - é algo que me incomoda por vários ângulos, sempre a começar pela educação que essas crianças parecem estar recebendo em casa. Não, não está escrito errado: eu não quiz dizer "a educação que as crianças não estão recebendo", mas a que elas recebem. Uma coisa é ninguém dizer que se deve comportar bem na escola, respeitar o espaço e professores, colegas, humanos irmãos, enfim. Outra, bem diferente, é desqualificar o outro que será encontrado na escola, bem como à própria instituição.

Um dos casos é o de uma professora em Mogi-SP, que foi agredida por não permitir o uso de celular em aula, o outro é o do menino de 10 anos que atirou na professora e depois em si mesmo, tendo morrido por isso, acrescentando-se o fato de que não se saiba a motivação.

Embora eu creia que criei e crio bem os meus filhos, o que é o mínimo da minha obrigação, não me sinto em nada tranquila. Insisto que é preciso darmos formação aos nossos filhos. De que adianta liberdade política, democracia, instrumentos tecnológicos, diversidade, se não utilizamos nada disso para exercer o potencial com o qual nascermos de sermos humanos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário