Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Civilização



Estava, ontem à noite, num coletivo e, como era uma reles passageira, não estava dirigindo, de tal modo que podia dar-me ao luxo de observar a violência do comportamento dos seres humanos que dirigem ônibus contra os que dirigem carros e vice-versa. Um verdadeiro campo de batalha. Me lembrei daquelas partidas de futebol americano, onde se jogam uns nos outros se atacando.

E, pensando em violências, mas olhando em outra direção, lembrei-me de que o papa usa um anel, chamado de "anel do pescador" - o que me parece que seja uma referência ao primeiro papa, Pedro - que é, no entanto e contraditoriamente, de ouro maciço. Cada papa tem o seu, ou seja, quando o cara morre, destrói-se o dito anel e produz-se outro para o novo pontífice. Ora, é uma igreja que se diz dos pobres e representante de Deus na terra, mas cujos líderes esbanjam - literalmente - ouro, enquanto milhares morrem de fome mundo afora.

Esse torto percurso de reflexão me levou, por fim, a pensar nas torturas cotidianas e particulares a que nos submtemos, às vezes, por pura vaidade: tênis no verão de um país tropical e saltos altos e finos em ruas de paralelepípedo, só para escrever pouco.

Porque, afinal, nos consideramos civilizados mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário