Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro, 6 e 8 de agosto, 3 de maio. Datas


Hoje completam-se, daqui a 15 minutos, os 10 anos do atentado terrorista que atingiu o World Trade Center e feriu para sempre o sossego que, não sei porque, pensavasse que havia no mundo. Na verdade, era o sossego de achar que o mundo tinha um dono só: os EUA, que interferia à vontade - mas por baixo do pano, no andamento dos governos mundo afora. Não, eu não acho que os atentados foram uma justa resposta, pois o que se atinge com o terrorismo extrapola qualquer território, nacionalidade ou tempo. E o inimigo dos povos é o Capitalismo.

Será sempre um dia para se lamentar, assim como o são 6 e 8 de agosto. Lamentar as mortes decorrentes da estupidez humana, que leva a todo o tipo de conflito armado.

Jorge de Sena escreveu, certa vez, o seguinte verso: "Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso." Está num poema, Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya, que nasce a partir de uma pintura de Goya - os três de Mayo, e da sensibilidade de um homem, com profissão, esposa e filhos e conhecimento acerca da trajetória, nada pacífica, da humanidade ao longo da história.

Me lembro que, assim que entendi que o World Trade Center estava sendo atacado - eu estava perto dos meus filhos, então com 8 e 5 anos, e o meu menino me dizia "mãe, o avião foi direto para aquele prédio", pensei que dali se desencadearia a terceira guerra mundial, e fiquei desesperada, achando que não haveria mundo para eles, nem futuro. Não conhecia, à época, os versos de Sena.

Hoje esse mesmo menino meu está prestando vestibular. Antes de sentar-me aqui, para escrever, fui levá-lo ao ponto do ônibus e desejar sorte, mesmo ele sendo quem é, ou seja, ter estudado muito e pertencer ao signo de aquário. Mãe é mãe, né? Também não sei que mundo será os dos meus filhos, mais sei que é preciso combater o capitalismo de forma organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário