Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Continuando...

Acerca da minha postagem anterior, sobre educação e mudanças no ENEM, um colega perguntou-me se acho que essas mudanças resultaram em diminuição das desigualdades sociais. a minha resposta foi a seguinte:

Quem foi que disse que as metas de um governo inserido no capitalismo, como o brasileiro, e que quer alcançar postos de comando neste mundo globalizado está buscando amenizar a desigualdade social? Nã, querido, não acho que as ações tenham este fim. Me parece que as ações visam melhorar a mão de obra necessária ao capital.
O que vejo é que mudanças que visem melhorar a qualidade do ensino podem abrir espaço para o povo, se este for chamado a mudar transformar sua condição.

Mesmo tendo um governo que representa algumas mudanças de pradigma na história do Brasil, como é o caso de um ex-operário nordestino ocupar o cargo, é fato que não estamos num momento de transformação do modelo de sistema de governo, ou seja, continuamos no capitalismo. No entanto, me incomoda o fato de que a educação e formação dos filhos, crianças, menores, foi abandonada por alguns setores, inclusive pessoas com condições materiais.

Estamos construindo o caos, na medida em que temos jovens sem noção de limites, sem consideração e sem objetivos para as suas próprias vidas, no médio e longo prazo principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário