Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Literatura para aprender a história dos povos e construir a nossa.

Podemos dizer que há vários motivos que levam as pessoas a buscar histórias, hoje através dos textos e, em épocas distantes no passado, ouvindo-as dos grios na África ou em praça pública até na Grécia antiga. "Lemos" para nos divertir, para nos distrair, por que a professora mandou, por que queremos passar na prova, para impressionar alguém... Às vezes começamos a ler por obrigação, na escola por exemplo, e acabamos descobrindo muita coisa, principalmente sobre nós mesmos. Este foi o meu processo.

É correto também dizermos que, considerando que as histórias são criadas e contadas por seres humanos como nós, nossa condição comum nos leva a encontrarmos alguma identidade com algo nas histórias. Mesmo não querendo (longe de mim!) limitar a literatura a mera transposição de relatos históricos através dos tempos, a história da humanidade vem sendo escrita, refletida, elaborada e contextada por via literária. E belamente, em muitos casos.

Machado de Assis, por exemplo. É um passeio pela sociedade brasileira do século XIX - pessoas, hipocrisias e lugares - sem perder nada no aspecto inventivo e ficcional. Atualmente temos o premiado José Saramago, para mim um mestre. Estão aí LEVANTADO DO CHÃO e ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA que não me deixam mentir. “Hoje é hoje, amanhã será amanhã, é hoje que tenho a responsabilidade, não amanhã, se estiver cega, Responsabilidade de quê, A responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam.” Fala da mulher do médico, a única personagem que ainda vê em ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA. Diz aí se há ou não identidade comigo e contigo, caro colega leitor!

Saudações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário