Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

domingo, 1 de maio de 2011

1 de Maio - dia internacional do trabalhador.

Hoje é o dia internacional do trabalhador. Pela manhã fui a um ato político. Fui e voltei de ônibus, em que motoristas e cobradores estavam trabalhando, assim como lojistas, padeiros, funcionários de mercados, etc. Boa parte talvez desconheça a importância histórica desta data, bem como ao seu próprio papel na história.

As classes dominantes trabalham para manter os trabalhadores afastados dos dados, da formação acerca de seu próprio passado, enquanto parcela significativa da humanidade, como meio de mantê-los sob dominação e sem resistência.

Mas, como sabemos, o objetivo principal neste sistema é a obtenção de lucros, e isso coloca o bem estar das pessoas sabe lá em que plano! Não há como barrar a resistência dos explorados, mesmo que ela não se dê de forma organizada.

Me lembra Jorge de Sena: "Como pode um homem carregado de filhos e sem fortuna alguma/ ser poeta...". Eu me pergunto sempre como poderemos continuar nessa exploração cada vez maior e mais nefasta, posto que mascarada de tal forma que a maioria ainda não a perceba.

É PRECISO DERRUBAR ESSE SISTEMA. É PRECISO, ENTÃO, CONSTRUIR OS NOVOS HOMEM E MULHER. É PRECISO TRANSFORMAR A SOCIEDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário