Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ulisses - de James Joyce

16 de Junho de 1904. É neste único dia que se passa Ulisses, de Joyce. Comecei a ler, com calma e atenção, entre as minhas leituras da obra de Jorge de Sena, encorajada por ele estar listado para discutirmos no grupo de leitura de Icaraí, ao qual me convidei no início deste ano.

A primeira coisa que as pessoas perguntam, quando eu mostro o livro ou elas o vêem em minhas mãos (pois ele tem 900 páginas aproximadamente) é o que tanto ele escreveu, e aí sugerem:
- "ele acordou. Moveu a perna direita, depois a esquerda, levantou..."

Acho engraçado que não passe pela cabeça delas a curiosidade em saber, mas a vontade de debochar, baseada na certeza de que não poderia um artísta simplesmente estar exercitando o brilhantismo de sua arte. Muitas pessoas ainda acham - realmente - a literatura inútil, no mínimo, para haver tantas com essa mesma reação.

O que eu estou fazendo aqui, neste lugar, neste momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário