Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como viabilizar o socialismo?

Como construir e viabilizar a transformação desta sociedade capitalista para a socialista, quero dizer, como transformar a sociedade num organismo em que o cuidado com os seres humanos sejam mais importantes do que obter lucros ou vantagens materiais? Ou seja, como um mundo de pessoas inseridas na propaganda individualista poderão abrir mão do consumismo, por exemplo, para que o conjunto da sociedade cuide melhor de todos as pessoas, mesmo e principalmente daquelas que não puderem pagar por isso?

Estamos num momento em que boa parte dos pobres não almeja o fim da pobreza, a não ser a sua própria; em que não se busca acabar com a corrupção, mas arrumar uma boquinha; da prática do eu primeiro. E não me venham falar da solidariedade em momentos de desastres, pelo amor de Deus! Somos pessoas.

Me preocupa que sociedade as pessoas acham que deva ser a nossa, o que relaciona-se com as práticas de cada um na sociedade. É daí que poderia ou poderá - se vier - vir a mudança. Não falo de querer, falo de trabalhar para construir uma nova sociedade, com novos valores ou novo redimensionamento dos valores, de novas relações interpessoais, enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário