Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sábado, 27 de março de 2010

A TRAJÉDIA É ESSA MESMA: ELES SÃO CULPADOS!

Essa madrugada foi dada a sentença no julgamento pela morte da menina Isabela: culpados. Em que pese a sensação de que a justiça foi feita, ao mesmo tempo não dá pra ficar feliz com isso, pois significa que um pai matou uma filha - essencialmente. Essa é a trajédia e, em que pesa a conclusão do julgamento, o fato permanecerá.

É lamentável e é o caso de perguntarmos que raio de sociedade é essa em que vivemos e que, cotidianamente, continuamos a construir em que um pai mata uma filha.

segunda-feira, 15 de março de 2010

EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

Ou, em outras palavras, fontes de dor de cabeça.
Ninguém imagina o petróleo, que tem muito valor no capitalismo, sendo tratado por empresas incompetentes, não é. Porque não é assim com as empresas fornecedoras de energia elétrica e água?

Estou desde ontem, às 18, sem luz e nem sequer consigo falar com a AMPLA, que (infelizmente) é a concessionária nas mãs de quem eu peno constantemente. E nem com a ANEEL, a tal agência reguladora, que não regula nada, se consegue falar.

Estou aqui trabalhando com a cabeça lá, pois meus anjos estão sem luz. Já não dormimos bem, nenhum deles foi pra escola. Se a luz não voltar nem eu ierei à aula, na pós-graduação na UERJ, pois não poderei produzir nada com minha casa sem luz.

No Rio de Janeiro sempre choveu e ventou. Por que, em nome de Deus, uma empresa que não tem capacidade para fornecer energia ou reestabelecê-la quando chove e venta se aventurou a ser responsável por tal serviço? O que precisa acontecer para o governo brasileir perceber que isso não funciona?

sábado, 13 de março de 2010

ESCOLAS, PRESÍDIOS E SINÔNIMOS.

Segundo me consta e o dicionário confirma, escola e presídio não são sinônimos. No entanto, sempre que conversos com colegas que estão lecionando no Ensino Fundamental, pois eu estou só num pré-vestibular comunitário - por enquanto, fico com a impressão de que essas instituições estão se aproximando demais.
São agrassões verbais, físicas, alunos armados com facas (como o rapaz lá na Bahia, cuja mãe tinha conhecimento do seu hábito de ir armado pra escola com uma faca grandona).

Mesmo não estando na sala de aula, mas tendo filhos na escola, parece que matriculei meu menino no lugar errado, pois as crianças querem brincar de bater e machucar.

Continuo a perguntar: O que estão esperando para cobrar das mães e pais as suas responsabilidades na educação dos filhos? Esquecemos uma norma tão básica que já ouvi mãe dizendo que não entende porque acham que ela deve responder por uma filha de dezesseis anos que "foi morar" com um rapaz aos 15, como se o fato dela ter "arranjado um homem" a tornasse maior de idade perante a lei.

terça-feira, 2 de março de 2010

Adolescentes de hoje, jovens de ontem...

Já ouviu gente mais velha dizendo: antigamente...., ou então: no meu tempo..., saudosos de outros tempos, quando as coisas eram diferentes e pareciam melhores? Tenho ouvido muito isso com relação aos jovens.

Aqui onde eu trabalho volta e meia temos uma dificuldade suprema em preencher vagas para tarefas simples, porque a galera não quer "nada com a hora do Brasil". É difícil achar gente nova que valorize o trabalho, que queira construir uma vida profissional. Querem dinheiro, sim, independência, às vezes, mas não querem fazer por merecer, sabe? Enrolam no trabalho sempre que podem e reclamam o tempo todo, mas parecem querer que as coisas caiam do céu resolvidas.

Acho que estou ficando velha, pois também tenho saudades da juventude da "minha época": Renato Russo, Herbert Vianna, nossas passeatas por passe-livre e meia-entrada, os Grêmios lutando por democracia nas escolas. Bons tempos os anos 80.

segunda-feira, 1 de março de 2010

TERREMOTO NO CHILE

E aí confirma-se aquilo que já havia sido imaginado: olha a diferença que faz um país estruturado passar por uma catástrofe natural e veja a diferença nos resultados. Com tudo o que há para lamentar quando de um evento como esse, não somaram mil mortos (graças a Deus) vitimados pelo terremoto no Chile, que foi de maior intensidade do que o do Haiti, onde perderam-se cerca de trezentos mil humanos.

Até aí, todo mundo ouviu a imprensa dizer o mesmo que eu. Qual a importância de abordar esse assunto, então? Eu respondo:
-Estamos aqui, num país de grande extensão territorial e diversidade, portanto, detentor de grandes potenciais a serem realizados, ao mesmo tempo que habitado por um povo que não enxerga isso.
-O que estamos fazendo da formação de nossos filhos? Ricos, formando para mandar ou aproveitar-se do sistema? Pobres, para não serem ninguém, porque não estão sendo bem formados?
-Só para ficarmos num assunto, olha o ENEM "novo". Que escola está preparando os alunos par esse tipo de avaliação?
-Olhemos em volta, o que nosso povo está fazendo pelo próprio futuro neste mundo globalizado e selvagem?

Boa semana.