Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Avançando.

Nesta sexta (05/11) peguei o resultado da primeira etapa do processo de admissão para o Mestrado, na UFF: passei. Agora faltam mais duas etapas, que se compeltarão até o final do mês. Quando (!!!) eu for aprovada, serei a pessoa em toda a minha família, dos dois lados, com o maior nível de escolarização.

Lembro-me da minha mãe. Ela não chegou a frequentar a escola, nunca na vida. Por isso mesmo, não mediu esforços para colocar e manter seus filhos lá. Passou três dias na fila em 1978 para garantir a primeira matrícula lá de casa. Isso asseguraria também as outras duas. Lembro-me do primeiro dia de aula da minha vida, na escola: 4 de março de 1980 - meu sétimo aniversário. Naquele tempo, usávamos aquela saia de pregas, camisa de tergal com emblema no bolso, sapatos engrachados e meias brancas.

Acabei o segundo grau com 17 anos, mas não entrei pra faculdade. Foi uma ausência de dezesseis anos, sanada com o advento do PRO-UNI. Graduação em Letras entre 2006 e 2008, especialização em curso na UERJ. Passando pro Mestrado me tornarei a pessoa a alcançar o maior nível de escolaridade de toda a minha família.

Na minha casa, estudamos muito meus filhos e eu. O primogênito é aluno do Colégio Pedro II. Meu menino de 7 lê muito bem. Minha flrozinha do meio termina o (antigo) Ginásio em 2011. Penso que não há nada mais importante para deixarmos aos nossos filhos. Penso que essa deveria ser a mentalidade neste país.

Enquanto penso, vejo o ranking do IDH: a má qualidade (salvo raríssimas exceções) de nossa educação nos mantendo embaixo, abaixo do nosso potencial. Mas, acho fundamental, essa razão está exposta.

Um comentário:

  1. Nesse país, fica claro que não depende só de força de vontade para se conquistar objetivos na vida, principalmente quando se fala em educação. Oportunidades deveriam ser dadas a todos e de igual forma.
    Existe um projeto de lei do senador Cristóvão Buarque tramitando no congresso que se aprovado, todos os que alcançarem cargos políticos deverão matricular seus filhos em escolas públicas.
    Se isso acontecer, o nível baixo de nossas escolas continuarão?

    Parabéns por sua conquista!

    ResponderExcluir