Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Esta sociedade da imagem.

Houve época em que nem nós mesmos tínhamos o direito de ver nossos corpos nus. Isso não é força de expressão: tomava-se banho, tinham-se filhos e fazia-se sexo com roupas apropriadas para cada ocasião. Para ver corpos nus só mesmo sendo um transgressor dos padrões sociais, um preço muito caro a pagar.

Hoje vivemos num mundo de imagens. Agora mesmo estou ouvindo um conselheiro empresarial falando da importância de manter a aparência impecável, mesmo em tempos de crise. Ou seja, o tempo de propaganda custa "um dinheiro forte", portanto partimos do pressuposto de que esteja sendo usado para tratar dos temas mais importantes, ao menos para quem paga por ele. Sendo assim, olha aí o mundo da imagem outra vez.

Vejamos as obras literárias, que já traziam o mundo das imagens para nós muito antes de haver fotos ou cinema. Esse poder a arte literária ainda mantém. No entanto, é preciso dispor-se a ler e ir ao encontro das possibilidades ali contidas, e é ai que "a porca torce o rabo":
Nesta sociedade baseada na imagem, todos querem aparecer, estar em evidência, independente de para que quantidade de público, e baseado em que conteúdo. Na verdade, parece-me que o conteúdo é o que menos importa.

O que pode surgir de tal meio, senão as pessoas profundas como um pires que temos visto em destaque, salvo raras excessões. Se critico é por que vejo e não concordo com o rumo que este mundo está tomando. No momento a única coisa que posso fazer é dizer que algo vai na direção errada, e são as pessoas, sãop os valores que estão sendo prestigiados nesse momento histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário