Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

terça-feira, 24 de março de 2009

VER X ENXERGAR



Há coisas na vida às quais somente valorizamos quando perdemos. Alguém imagina a possibilidade de, repentinamente e sem motivo aparente, deixar de enxergar? Deixar de enxergar é deixar de ver? Ver é enxergar?

Parece brincadeira ou trocadilho, né? Mas ao nos debruçarmos sobre essas simples perguntas corremos o sério risco de nunca mais vermos a vida da mesma forma.

Este é o efeito do contato com a obra de José Saramago: O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, recentemente adaptado para o cinema, numa produção realmente bem realizada e impactante.

A condução da própria vida é algo única e exclusivamente de responsabilidade de cada um. Para avançar, por exemplo, é necessário esforço e dedicação. Para viver em sociedadeé preciso respeitar as pessoas e as regras. Todos temos uma parte nisso. Atualmente, parece que boa parte das pessoas só aprendeu a reivindicar seus direitos, sobretudo num mundo pós-ditaduras. De repente todo mundo quer receber cuidados ou se dar bem. E o compromisso com o avanço, o trabalho, a viabilização econômica de nossas necessidades, a fiscalização dos governantes e parlamentares? onde ficam os nossos deveres nesse momento?

Ao desconstruir a estruturasocial a que estamos acostumados, Saramago nos mergulha em profundas e angustiantes reflexões. Temas que na verdade estão à disposição de nossas mentes diuturnamente, e não queremos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário