Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Agora que a defesa já passou...

...bola pra frente! Em 19 de março eu passei pela defesa da minha dissertação de mestrado. Foi um dia tranquilo, em que pese a conclusão deste trabalho não nos colocar numa situação de completude. Parece mais como se nos encontrássemos novamente num primeiro degrau.

Embora incômodo, isso tem um gosto de renovação frequente. Imagina se acabássemos um curso como este e nos sentíssemos tendo concluído algo? As necessidades ainda não resolvidas funcionam como combustíveis, em certa medida, para continuarmos em movimento.

É como uma editora, por exemplo, sempre se movendo, como a Oficina Raquel, que está cheia de novidades. Vou até por o link, abaixo:

 http://www.oficinaraquel.com.br/

Acontece que é preciso ir concluindo etapas. Senti um grande alívio após a defesa, assim como pessoas mais experientes do que eu me disseram que poderia acontecer. Me parece que o processo do mestrado, em si, já causa um certo sofrimento, na medida em que estamos estudando/lendo e refletindo sobre tais leituras. Não me parece possível, aliás, aprendizado e amadurecimento sem algum incômodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário