Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

??Para onde este mundo caminha???

Me pergunto, cada vez mais, em que medida estamos caminhando em direção a uma nova Guerra Mundial, considerando que os interesses mercantis e capitalistas não comportam paz ou solução pacífica de divergências, até porque guerra é também um tipo de negócio, um nicho de mercado com produtos e sub-produtos a serem explorados sem fronteiras.

O mundo, ou e principalmente seus habitantes, ainda sofre com mazelas para as quais o desenvolvimento científico e tecnológico já permitem solução. No entanto, soluções não geram produto a ser vendido, problemas sim.

Adoraria poder acreditar que tenho direitos e escolhas, mas já saí da caverna faz um certo tempo, o que não lamento, só constato que conhecer dói e pesa.

Talvez, mais do que nunca, haja necessidade de pararmos - o que significa alguma retirada da cena da vida cotidiana - para olhar detidamente nossa história, confrontando autores e posições, e não vivermos ao sabor das correntes do consumo de tudo o que o sistema deseja e necessita que consumamos: produtos, serviços e sonhos fabricados, já que sonhos não são e não podem ser comerciáveis, nem tornados objetos passíveis de serem vendidos nem comprados.

Lembro-me de um filme que ilustra isso o que digo: EQUILIBRIUM, de 2002. A humanidade vive sob controle principalmente através do consumo diário de uma substância que tolhe a capacidade de sentir. No momento em que se deixa de tomar uma das doses diárias, um simples nascer do sol é suficiente para despertar novamente a humanidade no homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário