Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que é trágico?

Tragédia é, segundo o dicionário, acontecimento terrível, funesto, num primeiro significado. É também como se denomina peça teatral extensa, de tom nobre e elevado, cujo fim é triste e é inevitável que seja assim.

Hoje, indo pra praia, vi num jornal uma manchete, anunciando que um MC matou a mulher, cujo início da chamada era TRAGÉDIA NO MUNDO DO FUNK. Ou seja, um homem matou sua companheira, aumentando as estatísticas - já insuportáveis - de violência contra a mulher neste País.

Só que algo me incomoda: no "mundo do funk" mulher é cachorra, leva tapa na cara, é tratada como a coisa mais baixa, desprezível e há um monte de mininas cantando isso. Tragédia, pra mim, é isso. O que vier daí são as consequências, afinal, como dizem uns macumbeiros amigos meus: QUEM SEMEIA VENTO, COLHE TEMPESTADE!

2 comentários:

  1. O que te incomoda no mundo do funk, é o mesmo que me incomoda também. Essa objetização da mulher, e o pior, visto por elas, como "normal".
    E essa construção da mulher como objeto é o mais triste de tudo.
    COm certeza, isso é a tragédia, o resto é consequência.

    ResponderExcluir
  2. Será bom quando muitas pessoas se incomodarem com isso, essa objetização da mulher. Nada contra o funk, enquanto música e/ou estilo, é o olhar sobre o ser humano que me interessa. Bj, amiga.

    ResponderExcluir