Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Órfãos do Brasil, órfãos do Haiti.

Qual a diferença entre órfãos? Quanto essas diferenças implicam no tempo que levará para serem adotados, ou impedirá que sejam escolhidos?

Esta semana estava ouvindo, na voz do Brasil, que estão lá em Brasília discutindo a regulamentação da adoção de crianças haitianas. De fato, o Haiti precisa de tudo nesse momento, para ser reconstruído. Me ocorrem algumas perguntas:

- reconstruir o país ou levar aquele povo a construir um novo País?
- Estamos sem crianças para adotar aqui e precisamos adotar as de fora?

Se alguém vai, por mais que seja sob coordenação da ONU, reconstruir o País por eles, continuarão à mercê de nova catástrofe, seja ela qual for. Não devemos nos esquecer que vários países do mundo sofrem frequentes terremotos e prepararam-se para isso. Penso que é preciso, claro, nesse momento de urgência, socorrer em tudo o que for necessário, sob coordenação da ONU, e assim que possível, concomitantemente, levar o povo a construir um país, no que refiro-me específicamente às instituições e à estrutura material de que se compõe uma nação.

Isso está ocupando a minha cabeça. Não, não estou me sentindo desumana por pensar isso, é porque se a pessoa não anda por suas próprias pernas, não anda - é levada. Há muita diferença entre andar e ser levado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário