Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

domingo, 18 de agosto de 2013

Sociedades tem divisões.

(Trabalhadores - VAN GOGH)

 Sociedades, estas construções do ser humano para viver conforme sua natureza, ou seja, em conjunto, têm sempre divisões. Consequentemente, tem lados, opostos ou não.

Curiosamente na sociedade capitalista é uma minoria quem detém o controle, o que tem explicação: está nas mãos das elites o sistema financeiro e os meios de produção, para ficar no essencial. No entanto, já é mais do que tempo de que os assalariados, que são maioria,  percebam a força que sua unidade pode imprimir contra a opressão do sistema.

Além dos meios de produção, há outros elementos que contribuem para a manutenção do sistema, principalmente a poderosa propaganda em prol do sistema, via mídia, interesses comerciais interferindo no comportamento dos cidadãos; e a manutenção da baixa qualidade da educação oferecida à maioria da população, o que dificulta o processo de tomada de consciência.

Outro dado interessante de se esmiuçar: o modo como a maioria das coisas é tratada e apresentada como mercadoria, ou seja, como algo simplesmente para ser comprado/vendido. E falo de roupas, sapatos, utensílios, mas também de obras literárias como o objeto "livro", remédios, que ficam limitados a quem possa pagar por eles, não destinados necessariamente a quem deles necessita. E os remédios também servem para exemplificar como os empresários do setor se apropriam do trabalho, intelectual inclusive, de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do tal medicamento.

Tudo é tão caro é um poema de Jorge de Sena em que esta temática comparece. Eu poderia citar muitos outros, pois é grande o número de pessoas que perceberam isto que escrevo, inclusive foi com muitos deles que aprendi. Porque houve quem me ensinasse é que eu escrevo hoje. Porque um grande número de pessoas, professores, camaradas do PC do B, mais velhos, amigos dedicaram precioso tempo a me ensinar que a sociedade se organiza a partir da humanidade e não o contrário, que o capitalismo é um modo de organização da sociedade, não é o primeiro, não será o último, não é natural como a água que corre.

Nesta sociedade em que poucos se apropriam do conjunto da produção da coletividade em proveito (financeiro) próprio, o ideal é corrermos para superá-lo, que ele já está durando demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário