Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BIBLIOTECAS PÚBLICAS, PROFISSÕES E MEIOS DE VIDA.

“Estaríamos nos tornando mais capazes de encontrar informações com agilidade, e incapazes de ler textos mais longos e complexos.”

A colocação acima, do autor Nicholas Carr (no livro O Google está nos deixando estúpidos?), está na revista Língua Portuguesa n°58 Agosto de 2010, referindo-se ao comportamento desta nossa sociedade tão conectada pela Internet.

Recentemente, logo após o falecimento do escritor Saramago, recebi um e-mail com slides sobre sua biografia, dentre eles um que é sempre bom lembrar: o Nobel português, de origem pobre, somente freqüentou a escola para um profissionalizante e foi trabalhar.

Isso me lembra a opção de educação do José Serra este ano, pois pobre – para ele - só tem de ser “preparado” para o mercado de trabalho.

Meu, nosso, saudoso José de Sousa Saramago freqüentava bibliotecas públicas depois do expediente. A leitura foi fundamental na formação de um mestre.

Essas duas diferentes situações me levam a falar de um fato incômodo: São Gonçalo, onde eu moro, é o segundo colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro e não tem uma única biblioteca pública em funcionamento. Poucas escolas aqui tem biblioteca, que, além de serem restritas aos alunos, permanecem fechadas na maior parte do tempo.

Fico pensando como será o nosso futuro se não estamos tratando de assuntos tão essenciais quanto a formação das pessoas. Isso envolve, por exemplo, os caminhos que os jovens terão para construir suas vidas.

Um assunto ligado a esse, que também me incomoda muito: o caso de Elisa Samudio. Além de engrossar as vergonhosas estatísticas de violência contra a mulher, que demonstram que a sociedade ainda não forma seus homens para respeitar a mulher, a história dessa jovem passa pelo abandono da escola e a busca por sustento através do filho de um homem com dinheiro e fama, porque considero que alguém que deseja seguir carreira como modelo costuma cuidar do corpo, não ficar grávida. Essas coisas, penso-as por ter visto os vídeos gravados pela própria, em que ela aparece dizendo que saía com vários jogadores.

Essa semana, num treino do time do Santos, dias antes desta sua última conquista, a Globo mostrava moças, bem jovens, gritando “lindo, lindo!” para aqueles jogadores, nos quais a maior beleza me pareceu ser a extensão de suas contas bancárias. Quem gosta de futebol, seja homem, mulher ou criança, vai lá curtir a qualidade do time, não ficar se oferecendo como elas estavam fazendo.

Enfim, quando vamos cuidar de fato, enquanto sociedade, da construção do nosso futuro?

2 comentários:

  1. Grande companheira do saber, belo espaço de divulgação da ciência e da arte. Ao mesmo tempo em que te mobilizo para removermos o triste índice de 2 livros/ano por leitor brasileiro (na Argentina são 18 livros/ano), te convido a conhecer os meus romances. Eles estão disponíveis no meu blog, inclusive para serem baixados "de grátis". Como és o ponto mais alto da sala de aula, leia-os, analise-os e os leve para compor o saber dessa "molecada", em cujas mãos poremos o nosso país.
    Um grande abraço literário!
    João Bosco Maia

    ResponderExcluir
  2. Olá, fico feliz com o seu comentário. Ando ocupada com o processo seletivo do Mestrado e a preparação das aulas pro pré-vestibular onde leciono (é que eu também tenho emprego pra apgar as contas...)
    Lerei, aproveitarei a oportunidade de ler seus escritos, sim. Adorei o oferecimento.

    ResponderExcluir