Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Andando nas ruas do centro do Rio.

Sempre que ando nas ruas aqui, pois trabalho no Centro do Rio de Janeiro, ex-capital da República e ex-morada de família real, penso nessa quantidade de pedintes concentrados aqui, proncipalmente naqueles que ficam em portas de bancos, estacionamentos e lanchonetes Fast-food. Não me parece ser por mera coincidência.

Em Victor Hugo encontramos o "pátio dos milagres", uma indicação de que se os poderosos enganam, os pobres podem fazê-lo também. Não, não estou defendendo o capitalismo excludente, nem dizendo que os pobres devam se conformar com sua condição e não buscarem sua sobrevivência.

Boltando ao Rio, a impressão que fica, pensando como um ente produtivo da sociedade - que é capitalista, não nos esqueçamos! - é que estão nos cobrando imposto por frequentarmos tais lugares; e que, já que não estamos na rua mendigando, já que temos emprego, teríamos a obrigação de dar dinheiro para os necessitados.

Como estou de mau-humor e não estou me incomodando se corro o risco de ser desagradável, perguntarei: - são, estão, passam-se ou mantem-se necessitados? - quem é responsável por isso?

Vamos por partes, então. Muita gente tem dificuldades financeiras como consequeência da dinâmica do sistema, que visa o lucro, não a pessoa e em cujo interior o cidadão precisa ser econômicamente viável para manter-se incluido no sistema. Isso significa estudar, trabalhar e, hoje em dia, estar muito qualificado em tenra idade.
(continuarei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário