Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O fim do ano letivo se aproxima.

No entanto, para algum aluno da rede estadual que reside perto da minha casa, parece que já acabou. Ontem de manhã, ao passar pela rua indo pra praia, vi um livro de curso profissionalizante do Estado jogado no chão, em frente a uma casa onde reside alguém que tem perfil para fazer aquele tipo de curso que o livro sugeria. Fiquei bastante incomodade por não se tratar de nenhuma criança.

Ao voltar, umas quatro horas mais tarde, encontri um livrinho de poesias de Olavo Bilac, também fornecido pelo Estado, e peguei para averiguar seu estado. Meus filhos tem um desses. Como o livro estivesse inteiro, limpei-o e pedi à minha filha para entregar a uma colega, que estuda em escola particular, com quem estuda aos domingos para a prova do Colégio Pedri II - que ambas farão daqui há dois anos.

Quando eu era criança e fazia o ginásio, antigo nome do ensino fundamental, não tinha livro algum por que o meu pai não comprava. De lá pra cá, além dos governos buscarem a universalização das vagas, hoje os livros didáticos são distribuídos, bem como alguns extras, como obras literárias, atlas e dicionários. Concordo que a qualidade do ensino na maioria das escolas púlicas ainda esteja longe de atender às necessidades do nosso mundo atual, principalmente no que tange ao mercado de trabalho, mas se o povo não aproveita o recurso que tem como vai ser?

Não adianta ficar dizendo que o Estado não investe em educaão, que os professores são mal pagos e tal e coisa. Qual é a cota de sacrifícil que o povo está se propondo? O que as famílias estão, afinal, ensinando aos seus filhos com relação à escola e ao seu futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário