Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

119º aniversário de São Gonçalo

Ontem São Gonçalo comemorou seus 119 anos de existência. Comemorar significa festejar um acontecimento, bem como comemoração significa cerimônia realizada em memória de um acontecimento importante. Então, há alguma incoerência na notícia, na medida em que, em pleno século XXI, mesmo sendo o segundo colégio eleitoral do Estado, este município não possui biblioteca, museu ou teatro como parte dos equipamentos públicos de que poderia dispor. Igrejas, claro, há, aos montes. As demais estruturas necessárias à vida em condições decentes, como coleta de lixo, entrega de correspondências, fornecimento de água e luz, também seixam a desejar, sem falar na educação pública.

Num mundo globalizado há uma pergunta que não quer calar: - que cidadão resulta de um lugar como este?

Lamentavelmente, a resposta vem estampada nos jornais, recheados de notícias de crimes dos mais variados, bem como da ausência de gonçalenses nas grandes realizações, inclusive nas educacionais. e que ninguém venha dizer que uma aluna de São Gonçalo ganhou bolsa para Harward, por que ela não estudou aqui e tal conquista é fruto de seus esforço particular e de seus pais!

Se procurarmos no nosso parlament local, encontraremos o reflexo da vontade popular. Nada de reação às, digamos eufêmicamente, práticas em desacordo com a legalidade e a decência. Claro, há ali uma única exceção, não por acaso um homem oriundo da OAB e incansável lutador pela educação.

PRECISAMOS MUDAR ISSO, CONSTRUIR MOTIVOS PARA COMEMORAR OS 120 ANOS DO MUNICÍPIO NO PRÓXIMO ANO. Assim, sugiro que em 22 de setembro de 2010 estejamos comemorando o aniversário com a inauguração da primeira biblioteca pública em São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário