Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

hoje são 6 de agosto de 2009, mas...

...nesta mesma data, em 1945, um evento terrível foi inaugurado na humanidade: O LANÇAMENTO DA BOMBA SOB HIROSHIMA. E dois dias depois foi em NAGASAKI. (perdoem se escrevo errado os nomes das cidades) Claro, todos nós sabemos disso e, por mais que lamentemos tais fatos, nada poderá desfazê-los.

Por esse motivo, acredito que relembrar, reestudá-los, avaliar suas consequências amplamente, é muito importante, também para que isso nunca mais se repita; inclusive por que a Segunda Guerra Mundial foi uma atrocidade que produziu outros eventos e acontecimentos inéditos e terríveis.

Acho que podemos começar pela forma como nos referimos às guerras mundiais, por exemplo: é comum encontrarmos nos livros ( PRIMEIRA e SEGUNDA) GRANDE GUERRA. Grandes por que? Se queremos falar da abrangência, mundial é a palavra adequada. Além disso, nas guerras a humanidade presenciou o quanto um ser humano pode ser pequeno, mesquinho, covarde, violento e desumano, e isto deve ser ressaltado. Na guerra vemos o que de pior pode haver em nós.

Hoje é um dia para lamentarmos tamanha estupidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário