Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Paraíso Perdido

Estou aqui, escrevendo (ou ao menos tentando) a partir do conto Paraíso perdido, que está num volume chamado Genesis, em que há também o conto Caim.

Acho muito divertido o modo como Sena compôs o quadro, depois de ingerido o fruto proibido: "uma bacanal fantástica".

Não, meninos e meninas, não é um conto de humor; é uma puta reflexão sobre o sentido de ser humano, gozar de livre-arbítrio plenamente e a sério.

sábado, 12 de novembro de 2011

Luis Maffei e Alex Castro na EdUFF em 17.11.11


Pulsatilla - Luis Maffei. Onde perdemos tudo - Alex Castro. Um evento para sensibilidades e inteligências. Venham todos!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Jorge de Sena e o dia de finados.

No último dia 2 Jorge de Sena teria feito 92 anos. Eu me lembrei da data, mas nesta última quarta, logo pela manhã, o pai de uma vizinha minha faleceu - enfartou na casa dela. Para quem me conhece, pode parecer estranho eu dedicar atenção a este tipo de coisa, mas passei o dia dando-lhe assistência, notadamente cuidando do seu menino mais velho, que tem 32 anos mas é um menino de 10.

Ela tinha muito amor pelo pai, e foi essa a dor que me doeu - sua perda, não a morte em si.

Nessas horas, duas coisas se destacam: as futilidades e falta de discernimento das pessoas tolas e a boa criação que damos aos nossos filhos (quando cumprimos bem o nosso papel de mãe). O filho mais novo de Norma, de uns 30 anos, veio de casa logo cedo socorrer o avô, que morreu em seus braços, e passou o dia todo cuidando do que devia ser feito, até o fim do enterro.

A morte é inevitável, mas os bons filhos que Deus deu a todo mundo, nem todos souberam preservar. Ela soube. Isso é um grande conforto.