Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Realizações.

Em que pesem as dificuldades financeiras, assim como os revezes políticos no mundo ao longo de sua vida, Jorge de Sena realizaou-se como estudioso e professor de literatura e, é claro, compondo belamente poemas, romance, novela e ensaios.

Quando podemos viver trabalhando numa atividade que nos realiza, é como se pudéssemos evitar certa perda de tempo, se considerarmos que o tempo em que trabalhamos em boa parte das profissões, produz ou gera mais valia para o patrão, e cansaço para nós. Para quem gosta, como eu e boa parte dos professores que tenho, lecionar é um momento privilegiado de aprendizagem, também porque estudamos para dar aula, não só pelo que recebemos dos alunos.

No entanto, sempre fico admirada da quantidade de escritos de tão grande qualidade que Jorge de Sena nos legou.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Semelhanças


Fico pensando no que pode haver de comun entre mim e o meu autor/objeto de estudo no Mestrado, além - é claro - do fato de termos durante muito tempo, no caso dele toda uma vida, termos de lutar para pagar as contas todo fim de mês.

Sei o que temos de diferente: seis filhos, casamento, gênero, nacionalidade, formação inicial e genialidade.

quarta-feira, 16 de março de 2011

VIVENDO E APRENDENDO




Nunca é tarde para sermos lembrados da efemeridade das coisas, assim como da insustentável leveza do ser que é inerente ao ser humano.

Não, não houve uma grande traição, só algo realmente inesperado para mim por pura falta de atenção. Nada para abater, só mais uma oportunidade de aprender sobre a vida.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dando murro em ponta de faca.

Machado de Assis era mulato (à exceção da cetidão de óbito, em que foi tornado branco), trabalhou ao longo de toda a vida. O maior escritor do meu País. Camões, coitado, nem se fala...pobre do início ao fim. Pessoa também foi trabalhador.

Meu saudoso Saramago veio de uma aldeia e de escola parou no secundário. Único Nobel da Literatura que é da língua Portuguesa. Jorge de Sena, pai de nove filhos, engenheiro e professor, lutou pra pagar as contas mês após mês. Um mestre.

Lembro-os aqui para meu próprio animamento, já que tenho também filhos e contas para pagar.

terça-feira, 1 de março de 2011

Viver.

Viver é uma palavra bem abrangente, não é mesmo? É estar vivo, inicialmente, mas é, principalmente, gozar, prover, cuidar e encaminhar a própria existência. No capitalismo isso envolve dinheiro, basicamente, no entanto, para ganhá-lo e tornar-nos economicamente viáveis ao pagar aquilo que nós custamos, somos obrigados a dedicar grande parte das horas de nossos dias trabalhando pela sobrevivência.

Na maioria dos casos, não iremos a lugar nenhum - pensando naquele lá onde todo mundo almeja chegar algum dia.

Quando estudo, e desde que voltei aos "bancos escolares", na graduação, em 2006, sinto-me conduzindo minha vida.