Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

domingo, 18 de agosto de 2013

Sociedades tem divisões.

(Trabalhadores - VAN GOGH)

 Sociedades, estas construções do ser humano para viver conforme sua natureza, ou seja, em conjunto, têm sempre divisões. Consequentemente, tem lados, opostos ou não.

Curiosamente na sociedade capitalista é uma minoria quem detém o controle, o que tem explicação: está nas mãos das elites o sistema financeiro e os meios de produção, para ficar no essencial. No entanto, já é mais do que tempo de que os assalariados, que são maioria,  percebam a força que sua unidade pode imprimir contra a opressão do sistema.

Além dos meios de produção, há outros elementos que contribuem para a manutenção do sistema, principalmente a poderosa propaganda em prol do sistema, via mídia, interesses comerciais interferindo no comportamento dos cidadãos; e a manutenção da baixa qualidade da educação oferecida à maioria da população, o que dificulta o processo de tomada de consciência.

Outro dado interessante de se esmiuçar: o modo como a maioria das coisas é tratada e apresentada como mercadoria, ou seja, como algo simplesmente para ser comprado/vendido. E falo de roupas, sapatos, utensílios, mas também de obras literárias como o objeto "livro", remédios, que ficam limitados a quem possa pagar por eles, não destinados necessariamente a quem deles necessita. E os remédios também servem para exemplificar como os empresários do setor se apropriam do trabalho, intelectual inclusive, de todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do tal medicamento.

Tudo é tão caro é um poema de Jorge de Sena em que esta temática comparece. Eu poderia citar muitos outros, pois é grande o número de pessoas que perceberam isto que escrevo, inclusive foi com muitos deles que aprendi. Porque houve quem me ensinasse é que eu escrevo hoje. Porque um grande número de pessoas, professores, camaradas do PC do B, mais velhos, amigos dedicaram precioso tempo a me ensinar que a sociedade se organiza a partir da humanidade e não o contrário, que o capitalismo é um modo de organização da sociedade, não é o primeiro, não será o último, não é natural como a água que corre.

Nesta sociedade em que poucos se apropriam do conjunto da produção da coletividade em proveito (financeiro) próprio, o ideal é corrermos para superá-lo, que ele já está durando demais...

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

VARIAÇÕES GOLDBERG, Glen Gould e Jorge de Sena

"A música é só música, eu sei." Assim começa o poema de Sena, uma de suas mais belas composições.
Já desde criança eu ouvia, eventualmente, músicas chamadas "clássicas", músicas de conserto. Houve um tempo que havia um programa semanal na TV aberta aos domingos de manhã, e na TVEducativa nos sábados à tarde. Hoje em dia é bastante fácil encontrarmos exibições de orquestras, ballets, boa arte na internet. Nisso acho a internet um ganho. (Não comentarei todos os usos que se faz dela)

Hoje mesmo está à disposição, em www.lerjorgedesena.letras.ufrj.br, um vídeo com depoimento do professor Jorge Fernandes da Silveira sobre o Sena, em que menciona outro poema magnífico, CARTA AOS MEUS FILHOS SOBRE OS FUZILAMENTOS DE GOYA.

O traço comum em toda a sua obra, seja a poética, prosas, teoria e crítica literária é sua preocupação em olhar o ser humano no mundo, vivendo, se debatendo com a vida enfim. Para além do que podemos aprender com ele de conhecimentos literários e de arte, penso que Jorge de Sena nos ajuda a aprender a viver.