Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aos filhos e ao futuro


Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya é um poema de Jorge de Sena, surgido a partir da observação e em diálogo com essa pintura, reproduzida acima. Tenho pensado recorrentemente neste texto. Acho que algo que me levou ao encontro de Sena e me mantem nele, mais que a leitura marxista do mundo da qual comungamos, é a preocupação com o que será desse mundo alucinado em que pusemos nossos filhos, ele 9 e eu 3.

Deito e levanto pensando nisso, e cada vez mais isso acontece. Na etapa em que estamos, um acaba de entrar pra universidade, o que me diz que ela está no "bom caminho". Embora eu ainda possa lavar sua roupa e fazer sua comida, estou certa de que o essencial já fiz por ele - não o atrapalhei a desenvolver-se. Restam-me os dois menores, que vão bem também. Mas me assusto frequentemente com a rapidez com que o mundo está mudando, em alguns casos me cheira mesmo a desestabilização. Olha a Grécia, os países Árabes...

Penso na construção do novo homem, necessária para construirmos outro sistema econômico, considerando que o capitalismo já deu o que tinha que dar. A divisão da produção deve ser coletiva, já que produzimos coletivamente e necessitamos viver neste mundo nada natural. Acho que é disso que se trata: reformular a construção cotidiana do mundo em que vivemos, em dois movimentos, que são a esfera pública e a privada.

Se, por exemplo, não aprendemos a separar o que é necessário - como comida, saúde, amor e cultura do que é supérfulo - como coisas materiais não essenciais, roupas de marca por exemplo - nunca poderemos direcionar coletivamente a construção de um mundo em que o humano seja o essencial. No nosso sistema econômico os governos socorrem os bancos com dinheiro, mas não há dinheiro para acabar com a fome na África e no nordeste brasileiro, porque é mais importante salvar o sistema do que as pessoas. Preocupa-me meus filhos viverem num mundo assim. A Jorge de Sena, tenho certeza, isso também o atormentava.