Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sentimentos

Eu tive um namorado, a certa altura da minha vida, ambos éramos comunistas, que dizia que um comunista é alguém movido por grandes sentimentos de amor: pela humanidade, pelos camaradas.
Tenho pensado nisso sempre e mais, pois me parece que justamente os sentimentos de amor, todos os que seriam passíveis de sentirmos, estão sendo minados pela propaganda do sistema, que disfarça a necessidade que temos de trabalhar exaustivamente para ganhar a vida em "sonho" de "chegar lá". Assim, até os mais bem intencionados entram nessa lógica de disputa de espaço permanentemente, até se perderem nisso.

2012 será um ano de eleição, não somente porque haverá eleições municipais, mas porque, na "sociedade civil organizada" será somente este o objetivo: eleger ou apoiar alguém que vá se eleger. Estar neste filão...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs morreu ontem.

Assim como centenas de anônimos pelo mundo afora. No entanto, ele era Steve Jobs, era alguém famoso por ter criado e revolucionado em suas criações. Movida pela notícia do seu falecimento, fui ler o discurso que ele proferiu em 2005, numa formatura. É, realmente, um belo texto, tanto pelo modo como foi escrito, quanto pela experiência que lhe dava respaldo.

Há outros discursos que fiz questão de ler. Por exemplo, o do José Saramago, por ocasião da premiação com o Nobel de Literatura, e o de posse do Obama.

Em nenhum deses casos, em que pese o fato de serem figuras públicas, não penso que sejam palavras vazias, em discursos construidos por profissionais. Não é que me importe se foram escritos somente por estas pessoas, mas são palavras inspiradoras. Afinal, nenhum legado é mais importante do que aquilo que podemos ensinar com o nosso exemplo. Isso não é só algo que dizemos para nós mesmos quando sabemos que não iremos deixar fortunas, em termos financeiros, para os nossos filhos. É a mais pura verdade.

Eu sei que incluí o Obama nesta lista. Acontece que a dimensão que ele tem pra mim é a de um homem que teve a oportunidade de ser instruído desde cedo, e tornou-se presidente dos Estados Unidos. Não é Jesus renascido.