Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trabalho, eu, o Sena e o amor.

Trabalhar no capitalismo é uma tarefa ingrata, diversamente ingrata. Fico sempre pensando como um homem como o Jorge de Sena, que via tudo e a nada se furtava, "tudo que é humano me interessa" escreveu ele, deve ter sofrido ao longo de sua vida. Os dias em que eu mais penso nisso são quando os meus sofrimentos são maiores do que o habitual.

Nesses dias, é como se eu perdesse parte da minha humanidade, porque parece-me que tudo irá perecer, que não haverá bom caminho, que estou descendo os circulos infernais de Dante, como se eu fosse a personagem de O PROCESSO - de Kafka, que foi preso e nunca descobriu sequer a acusação. Angústia.

Então, como no poema de Drummond, a aurora vem surgindo após longa noite, anunciando o sol que nascerá, iluminando o céu do novo mundo que é o novo dia para a vida ser renovada. A aurora começou, para mim, ontem, na aula do Maffei, e o sol ficou a pino hoje, porque você, meu amor, ligou.
Que venha o barqueiro!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Robocop - lições para uma cidade

Em 1987 estreou um filme, um tanto quanto tosco - devo reconhecer, mesmo para os padrões da época: ROBOCOP, O POLICIAL DO FUTURO. Numa Detroit em plena decadência, é preciso varrer o crime rapidamente para construir a cidade do futuro. Uma empresa de segurança é a responsável pela segurança pública, com um protótipo de policial robo. Na verdade, o vice presidente da companhia OCP é o sócio do chefe do crime local e estão adaptando seus "negócios" a esse momento reforma.

Qualquer semelhança é mera coincidência.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Começa o segundo semestre - CAMÕES

Hoje, 10.08.11, começa o segundo semestre d Mestrado: Camões estará em pauta, revisitado.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

E se tudo virar mercadoria?

E se tudo for resumido à condição de produto para comercializar? Parece-me que, cada vez mais, estamos, cada um de nós, uns mais e uns menos, uns por ação, muitos por omissão, destruindo tudo o que há de humano em nossas vidas, ou, pensando em cultura - porque acabei de ler o blog do ALIUDERSON DE JESUS -deixando de cultivar as boas coisas da existência, principalmente o convívio com o "nosso próximo", seja ele quem for e a esteja a que distância estiver.

Mas hoje, parece-me, o que importa é saber o futuro do dollar americano e sua economia...isso me lembra uma outra época, aproximadamente cem anos atrás, em que disputas econômicas levaram o mundo às duas Grandes Guerras, ou àquela Guerra de 31 anos - de 1914 a 1945...má lembrança, eu sei, mas a memória é algo importante de se cultivar.

Hoje completam-se 66 anos do lançamnto da bomba em Nagasaky, embora ache que não tenha escrito direito o nome da cidade.

sábado, 6 de agosto de 2011

66 anos do lançamento da bomba em HIROSHIMA

Para mim, que só fui aparecer neste mundo vinte e oito anos após o fim da segunda guerra, já é sofrível imaginar o que foi aquele período em que se instaurou a real possibilidade de alguns seres humanos exterminarem a vida no planeta. Jorge de Sena compôs CARTA AOS MEUS FILHOS SOBRE OS FUZILAMENTOS DE GOYA antes de se exilar aqui no Brasil, devido à ditadura de Salazar em seu país. Um outro artista pintou sobre os fuzilamentos, Sena escreveu.

Arte não têm função, eu sei, mas somente ela em certos momentos garante a permanência do mais humano em nós: a incapacidade de ignorar a barbárie. Que seja sempre assim, ou, ao menos, enquanto houver entre nós tamanhas desumanidades. Que nunca percamos a capacidade de nos surpreender e que utilizemos mais a capacidade de combater o injusto, mesmo que seja a manutenção de um sistema de coisas em que "é preciso condenar milhares à mimiséria para produzir um único rico."