Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

27 de janeiro de 1993 e de 2011.

Hoje o meu mais velho completou 18 anos. Há pouco recebi a noticia do nascimento de DIONISO, da Raquel e do Maffei. De fato, um dia especial o de hoje.

O Rafael foi o primeiro sinal de que Deus me queria atuando neste mundo, foi a minha primeira sorte na vida.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como viabilizar o socialismo?

Como construir e viabilizar a transformação desta sociedade capitalista para a socialista, quero dizer, como transformar a sociedade num organismo em que o cuidado com os seres humanos sejam mais importantes do que obter lucros ou vantagens materiais? Ou seja, como um mundo de pessoas inseridas na propaganda individualista poderão abrir mão do consumismo, por exemplo, para que o conjunto da sociedade cuide melhor de todos as pessoas, mesmo e principalmente daquelas que não puderem pagar por isso?

Estamos num momento em que boa parte dos pobres não almeja o fim da pobreza, a não ser a sua própria; em que não se busca acabar com a corrupção, mas arrumar uma boquinha; da prática do eu primeiro. E não me venham falar da solidariedade em momentos de desastres, pelo amor de Deus! Somos pessoas.

Me preocupa que sociedade as pessoas acham que deva ser a nossa, o que relaciona-se com as práticas de cada um na sociedade. É daí que poderia ou poderá - se vier - vir a mudança. Não falo de querer, falo de trabalhar para construir uma nova sociedade, com novos valores ou novo redimensionamento dos valores, de novas relações interpessoais, enfim.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Metamorfoses - Jorge de Sena



Hoje eu acabei de ler SINAIS DE FOGO, um romance de 519 páginas. Uma obra cheia de reflexões sobre a vida, nos momentos ou situações mais banais inclusive. Como toda boa obra, dotada de valor literário, é daquelas leituras que nos tiram o sossego, em parte por demonstrar a relação que tudo tem com tudo, o quanto nos iludirmos se acreditamos na possibilidade de uma vida autonoma.

Peguei o Poesia II, para ler Metamorfoses. Uma idéia brilhante essa de escrever a partir de obras de arte, sem descrevê-las, mas a situá-las como entes no mundo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ulisses - de James Joyce

16 de Junho de 1904. É neste único dia que se passa Ulisses, de Joyce. Comecei a ler, com calma e atenção, entre as minhas leituras da obra de Jorge de Sena, encorajada por ele estar listado para discutirmos no grupo de leitura de Icaraí, ao qual me convidei no início deste ano.

A primeira coisa que as pessoas perguntam, quando eu mostro o livro ou elas o vêem em minhas mãos (pois ele tem 900 páginas aproximadamente) é o que tanto ele escreveu, e aí sugerem:
- "ele acordou. Moveu a perna direita, depois a esquerda, levantou..."

Acho engraçado que não passe pela cabeça delas a curiosidade em saber, mas a vontade de debochar, baseada na certeza de que não poderia um artísta simplesmente estar exercitando o brilhantismo de sua arte. Muitas pessoas ainda acham - realmente - a literatura inútil, no mínimo, para haver tantas com essa mesma reação.

O que eu estou fazendo aqui, neste lugar, neste momento?

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A liberdade.

A liberdade é um dos bens mais preciosos que se pode conquistar. Liberdade é, claro, uma coisa ampla, imaterial mas intrinsecamente ligada ao mundo material. Muitos e muitas deram suas vidas em lutas libertárias, em busca do direito à liberdade para todo o ser humano.

Curiosamente, ontem começou o "BBB 11". Eu não tenho o direito, ou a liberdade, de não tomar conhecimento disso, já que não assistir a esse programa é insuficiente para ignorá-lo - sem falar que é inútil, considerando que todas as bancas expõem vários jornais que estampam esse pessoal "confinado" "na casa".

E não consigo entender como, depois de tão longo caminho percorrido pela humanidade até aqui, uma gama de atividades à disposição (literatura, esportes, praias, yoga, desenho, canto e dança ) tantas pessoas acham interessante um programa onde algumas pessoas "escolhidas aleatoriamente" (e - por mera coincidência - só pessoas com corpos atraentes) ficam encenando esse confinamento e uma "convivência natural", até por que o dito cujo programa tem diretor e roteirista.

Meu único consolo é que eu escolho gastar meu tempo com outras coisas, que o fato de ter alguma liberdade neste econômico e belicista sistema em que estou inserida.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lendo Sinais de Fogo.

Este é o primeiro romance de Jorge de Sena que leio. A primeira coisa que pude perceber é o quão justo é dizer-se dele que era o poeta do testemunho. E como é envolvente e surpreendente a sua prosa.

Estou rendida.