Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

sábado, 15 de maio de 2010

CONVERSAR

Não sei qual é a etimologia da palavra conversar, sei que é algo que fazemos cada vez menos e que é fundamental para aprendermos. O meu professor do mestrado, muito bom no que faz por sinal, chama nossos encontros semanais de conversas.

Um dia desses em que uma série de coincidências estranhas fez com que não houvesse aulas na especialização que eu faço. Então, já estava lá mesmo, passei um tempo conversando com um colega de turma. Foi um tempo bem empregado, já que vivemos numa sociedade onde tempo é dinheiro.

Conversar pressupõe ouvir e pensar sobre o que o outro está diozendo, senão não é conversa, é qualquer outra coisa. Alguém(s) já disse que nos vemos melhor através do outro, que precisamos de alguém, que não é à toa que vivemos em sociedade. No entanto, desde a invenção do cooper e do walkman busca-se impedir que os membros desta sociedade interajam, certamente um medo de que organizados, conversando, estudando e aprendendo percebam como este sistema inviabiliza a existência humana plena, voltando-se contra ele.