Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.

Poeta do testemunho... da problematização da sociedade...e de belíssimos escritos.
Jorge de Sena (1919-1978)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O fim de uma década...

...é uma data importante, tempo e oportunidade de rever e avaliar para planejar o futuro, próximo e distante. E aí há vários recortes a se fazer.
Li esta semana a revista época, sobre os anos 00. Um balanço abrangente, embora raso, mas é uma revista semanal e é da globo. No entanto, levanta reflexões interessantes. Ficarei com as preocupações com a EDUCAÇÃO.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aprender ou estudar pra passar?

Infelizmente, tem gente que só dá importância à "educação" nesta época do ano. O educação entre aspas é porque, na verdade, muitos alunos e/ou pais preocupam-se apenas com as notas e com o "passar de ano". Se o ensino no Brasil, via de regra, está numa situação deplorável, do ponto de vista da sua qualidade, muito deve ser creditado à postura que cresce cada vez mais na sociedade de só objetivar o diploma, sem a menor noção da importância nem compromisso com o aprendizado.

Houve época, minha mãe passou por isso, em que era preciso dormir na fila por alguns dias para matricular os filhos na escola pública, devido à falta de vagas; os livros didáticos tinham de ser comprados. Lembro sempre que estudamos lá em casa sem que meu pai comprasse boa parte dos livros. Com muito sacrifício nosso em passar o ano implorando o livro, às vezes ele comprava um ou outro. Ele não fazia muita questão de que estudássemos muito, só o suficiente para não sermos analfabetas, no caso das filhas, e o suficiente para ser taxista no caso do filho. Mas isso é outra coisa, mágoas passadas.

Hoje, em que pese afirmarmos que a educação vai mal, vai mal a qualidade do ensino, as condições de boa parte dos prédios, a não valorização dos profissionais da área. No entanto, vão muito mal também os modos dos alunos, o descuido com o material escolar que hoje recebem, como os livros didáticos, por exemplo, que muitos não se preocupam em devolver ao final do ano, nem tão pouco em cuidar ao longo do ano. Na minha casa procuramos utilizar todo o conteúdo de todos os livros didáticos, que têm uma qualidade de conteúdo muito útil para o percurso educacional dos alunos.

Encaminha-se uma geração de adultos incapazes de ocupar os postos de trabalho no mundo globalizado e cada vez mais tecnológico e competitivo em que vivemos, e muitos desses terão diplomas universitários na base do "passei com a nota mínima necessária", mas que não terão aproveitamento por não terem, de fato, aprendido. E, pior, não terão a capacidade de elaborar e aprender contínuamente, o que é condição primeira para uma colocação.

Estamos desenhando o caos. Estamos - pais que não cuidam da formação dos filhos; e educadores que vemos isso e não fazemos nada. é uma questão social e que trará consequências desastrosas, a seguir nesse rumo, para todos nós.